Com Sessão de Posse de diretoria, Acácia da Amizade nº 63 abre o ano maçônico no GOEMT

19/01/2024

Em Sessão Magna de Posse que contou com a presença do Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Acácia da Amizade nº 63, Oriente de Cuiabá, abriu o ano maçônico de 2024.

A Sessão, prestigiada, ainda, pelo Eminente Grão-Mestre de Honra do GOEMT, Ir∴ José Ferreira Leite, Grandes Secretários, Deputados da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica do GOEMT e Veneráveis Mestres, além de diversos Mestres Instalados, contou com a participação de 104 Irmãos, entre Obreiros do Quadro e Visitantes das três Potências Maçônicas regulares no estado de Mato Grosso.

Na ocasião, foram empossados para o ano maçônico de 2024 o Venerável Mestre, Ir∴ Wilson de Araújo Ribeiro Sobrinho, o Primeiro Vigilante, Ir∴ Luciano de Oliveira Nunes, e o Segundo Vigilante, Ir∴ Luis Carlos de Carvalho Dores.

Entre as autoridades que fizeram uso da palavra no Oriente, o Venerável Mestre da B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana nº 1, Ir∴ Roberto Pereira de Mamede, disse acreditar em uma profícua gestão do Ir∴ Wilson, cujas qualidades enalteceu, congratulou o agora Past Venerável Mestre Ir∴ Gideon Dani da Rosa pelo que chamou de belo trabalho realizado e afirmou estar disposto a continuar com a missão de promover a união e o fortalecimento das Oficinas, assim como vinha fazendo o Ir∴ Bismarck Castillo de Carvalho na condução daquela centenária Oficina.

Ao dar suas conclusões relativas aos trabalhos, o Orador da Loja, Ir∴ Darlan Martins Vargas, após saudar as autoridades presentes, enumerou as qualidades necessárias para se “ocupar o trono de Salomão”, as quais, segundo afirmou, sempre observou no Ir. Wilson. O Ir∴ Darlan exortou aos irmãos sobre a necessidade do apoio de todos ao novo Venerável Mestre e citou sua alegria em ver os Veneráveis Mestres unidos em torno do propósito de fortalecer e consolidar o Rito Brasileiro, “assim como fazíamos outrora”. O Orador, antes de dar por justa e perfeita a Sessão, reforçou a necessidade da conscientização de todos os irmãos acerca da filantropia, que afirmou ser uma das principais finalidades da Maçonaria.

Ao prestar contas de suas duas gestões à frente da Oficina (2022/2023), o Ir∴ Gideon Dani da Rosa, visivelmente emocionado, agradeceu ao Supremo Arquiteto do Universo “por ter me concedido saúde, a oportunidade e a honra de conduzir os trabalhos desta Oficina”. O agora Past Venerável Mestre ainda dedicou sua gratidão à esposa Camila e ao filho Teodoro, “que me fortaleceram, e continuam me fortalecendo espiritualmente, através do convívio familiar de amor, alegria, paz e harmonia”. “Certamente, a compreensão dela, e agora também dele, me impulsionam para frente e para o alto no intuito de prosseguir na eterna batalha pessoal de vencer as minhas paixões, conter as minhas vontades e, forte no alicerce e na alavanca da união dos Irmãos desta loja, fazer novos progressos na maçonaria”, asseverou o Past Venerável Mestre.

O Ir∴ Gideon destacou os esforços empreendidos por sua gestão no sentido de reconectar os irmãos, mantendo uma das marcas daquela Oficina fora do templo, que é a presença constante das cunhadas nos ágapes e confraternizações, além da promoção da beneficência e da fraternidade, através de projetos sociais e ações filantrópicas, como o Bazar Beneficente, auxílio ao Lar dos Idosos e o Dia das Crianças no HCan, ações para as quais, segundo afirmou, sempre contou com a valiosa contribuição das cunhadas, às quais creditou grande parte do sucesso alcançado.

Uma vez empossado, o Venerável Mestre, Ir∴ Wilson de Araújo Ribeiro Sobrinho, agradeceu a todos pela presença, afirmando estar assumindo “esse desafio” com o mesmo entusiasmo, responsabilidade e senso de comprometimento que sempre pautaram sua vida maçônica. Disse saber da responsabilidade que pesa sobre os seus ombros, mas que se sente preparado para, com o apoio dos irmãos, especialmente de sua diretoria, levar adiante a honrosa missão de dar continuidade ao trabalho até aqui realizado pelos que o antecederam, estimulando, cada vez mais, a iniciativa das Sessões conjuntas, entre outras ações. O Ir∴ Wilson mencionou, como fator preponderante para que aceitasse a missão de conduzir a Oficina, as conversas que manteve com o Ir∴ Gideon, a quem agradeceu pela confiança, além do discurso persuasivo do Orador da Loja, Ir∴ Darlan Vargas, na última Sessão de 2023, quando este chamou os irmãos à responsabilidade para com a Loja admoestando-os a se apresentarem para conduzi-la nesse momento de renovação. Finalizando, o Venerável Mestre conclamou a todos os Irmãos a se somarem a ele no trabalho que se inicia.

Por sua vez, o Grão-Mestre de Honra do GOEMT Ir∴ José Ferreira Leite, após cumprimentar os presentes, dirigiu-se ao Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, a quem elogiou pelo fato de, mesmo se tratando da primeira Sessão do ano Maçônico, renunciou à prerrogativa de presidir os trabalhos, e realçou suas qualidades, afirmando estar confiante e esperançoso em sua gestão à frente da Potência.

O Ir∴ José Ferreira Leite ainda lembrou o pioneirismo dos precursores do Rito Brasileiro, destacando, nesse sentido, o “papel preponderante” da A∴R∴L∴S∴ Acácia da Independência nº 50, considerada a “mãe do RB”. Dirigindo-se ao Ir∴ Gideon, o Grão-Mestre de Honra elogiou sua gestão, marcada, segundo ele, pela força e coragem, e desejou, na pessoa do Venerável Mestre, Ir∴ Wilson, pleno sucesso à nova diretoria da Oficina.  

O Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, após saudar aos presentes, fez questão de manifestar sua satisfação por tudo o que ouviu durante a Sessão, principalmente, sobre o compromisso de todos em torno do fortalecimento do Rito Brasileiro, da importância da Ritualística e da prática da filantropia.

Dirigindo-se ao Ir∴ Gideon, o Soberano Grão-Mestre elogiou-o, assim como aos Oficiais, pela condução dos trabalhos durante a Sessão, e, enumerando suas qualidades, cumprimentou-o pela exitosa gestão realizada à frente da Oficina.

Voltando-se para o Venerável Mestre empossado, o Ir∴ Josué desejou-lhe sucesso, assim como às demais dignidades, e conclamou a todos para um trabalho de união em prol do fortalecimento do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso e da Maçonaria Universal.

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 29/04/2024 09:08