Sábado marcado por Cerimônias de Iniciação em Oficinas do GOEMT em Cuiabá e no interior

28/11/2023

O último sábado, 25/11, foi marcado por Sessões de Iniciação em Oficinas do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, na Capital e no interior do estado.

Na B∴C∴A∴R∴L∴SConquista e Integração nº 8, Oriente de Cuiabá, em Sessão Magna bem presidida pelo Venerável Mestre, Ir∴ Marcelon Angelos de Macedo, e que contou com a participação de 57 Irmãos, sendo 40 Obreiros do quadro e 17 visitantes das três Potências Maçônicas regulares, foram recepcionados cinco novos Irmãos, a saber, os Neófitos Adriano Oliveira Martins, Fabrício Lopes Oliveira, Guilherme Abraão Simão de Almeida, Hudson Douglas de Aguiar e Marcelo Augusto Motta Soares.

Presente à Sessão, o Grão-Mestre de Honra do GOEMT Ir∴ Oswaldo Roberto Sobrinho, que representou o Grão-Mestrado na cerimônia, cumprimentou os AApr∴, os quais reputou homens preparados e com perfil maçônico, e disse acreditar muito na juventude, afirmando que “o Maçom não escolhe tal condição, mas, sim, é escolhido”. Obreiro daquela Oficina, o Ir∴ Oswaldo Sobrinho afirmou, ainda, que “os irmãos precisam trazer mais pessoas boas para fazer parte da Maçonaria”, e parabenizou os Neófitos por terem aceitado o convite, afirmando que “hoje, a Oficina os recebe com grande alegria”. Admoestando-os a trabalhar pela Oficina e pela Ordem, o Grão-Mestre de Honra disse que aprendeu muito e fez grandes amigos na Maçonaria. “Aonde se vai, no mundo todo, se encontra Irmãos, já que a Maçonaria é uma grande família”, concluiu o Ir∴ Oswaldo Sobrinho, que ainda congratulou ao Venerável Mestre e Oficiais pela perfeita condução dos trabalhos.

No Oriente de Alta Floresta, com a participação de 30 Obreiros, a BARLS Fraternidade, Trabalho e Prosperidade nº 19, Oficina que trabalha no REAA, promoveu, em Sessão Magna bem dirigida pelo Venerável Mestre, Ir∴ Mathias Peliccioni Pereira, a cerimônia de Iniciação de três candidatos à nossa Ordem.

Na Sessão, que foi prestigiada pelos Veneráveis Mestres IIr. Rodrigo Monteiro, da Loja Arquitetos da Paz, Oriente de Alta Floresta, e Elias Pereira Nunes, da A∴R∴L∴S∴ São João de Paranaíta, Oriente de Paranaíta (GOB-MT), foram iniciados os agora Neófitos Eduardo Teixeira Cocco, Emerson Roberto Lozano e Willian Cesar Frank.

Ao final da Sessão, o Venerável Mestre daquela augusta Oficina, Ir∴ Mathias Peliccioni Pereira, agradeceu a todos pela presença, ressaltando a importância da participação dos Irmãos, e deu os parabéns aos Neófitos, pela dedicação e persistência. Lembrou-os de que receberam a verdadeira luz, e admoestou-os à prática constante, tanto nos Templos como no mundo profano, das virtudes e princípios maçônicos. O Ir∴ Mathias os alertou para que “mantenham os segredos a salvo”, e realçou, ainda, a importância da presença em loja para o desenvolvimento dos mesmos.

Já, na ARLS Acácia da Amizade nº 63, Oriente de Cuiabá, em Sessão Magna que contou com participação do Grande Secretário de Formação e Cultura Maçônica do Grande Oriente do estado de Mato Grosso, Ir∴ Luiz Jorge Schommer, representando o Grão-Mestrado, do Assessor de Tecnologia e Inovação do GOEMT, Ir∴ Arlindo Lenzi, do Assessor de Serviços Sociais e Saúde do GOEMT, Ir∴ Fernando Gomes de Oliveira, e dos ilustres Deputados da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica do GOEMT IIr∴ Eder Meciano e Daniel Padilha, bem como o Juiz do Tribunal Eleitoral Maçônico Ir∴ Jarbas Leite Fernandes.

Durante a Cerimônia, que foi presidida com maestria pelo Venerável Mestre, Ir∴ Gideon Dani da Rosa, e contou com a presença de 33 Irmãos, sendo 19 do quadro da Oficina e 14 visitantes, foram recepcionados os novos Irmãos Bruno Henrique da Rocha, João Augusto de Oliveira Neto e Mário Quidá Neto.

Falando ao final da Sessão, o Grande Secretário de Formação e Cultura Maçônica do GOEMT, Ir Luiz Jorge Schommer, justificou a ausência do Grão-Mestre, elogiou a condução dos trabalhos pelo Venerável Mestre e, dirigindo-se aos Neófitos, disse-lhes que a Maçonaria traz uma luz especial, uma melhora constante do caráter, admoestando-os a não apenas aceitar ingressar na Ordem, mas, principalmente, permitir que a Maçonaria entre em cada um. “O Maçom e a Maçonaria têm o poder de mudar a sociedade, mas, para isso, é preciso que, primeiro, mudemos a nós mesmos, à nossa família e às pessoas que nos cercam, para, aí sim, mudarmos, para melhor, a sociedade em que estivermos inseridos”, concluiu o Ir∴ Schommer.

Ao encerrar os trabalhos, o Venerável Mestre da Loja, Ir. Gideon Dani da Rosa, agradeceu a todos pela presença, ressaltando a participação do Grande Secretário de Formação e Cultura Maçônica. Ir. Luiz Jorge Schommer, e exaltou o esforço dos Oficiais, aos quais tributou o sucesso da Sessão. "Não fosse o empenho e esforço de todos, essa Sessão não teria acontecido da forma como aconteceu. Por isso, minha gratidão e reconhecimento a todos os Irmãos". Dirigindo-se aos novos Aprendizes Maçons, o Ir. Gideon, dizendo-se honrado e feliz, os cumprimentou, agradecendo por aceitarem o convite da Loja para o ingresso na Ordem, e lhes desejou uma jornada repleta de aprendizado e crescimento na vida maçônica que se inicia.

(ASCOM/GOEMT) 

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 29/04/2024 10:17