Em bela Cerimônia, B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana nº 1 inicia três novos Irmãos

06/11/2023

Com a participação de 56 Irmãos, entre Obreiros do Quadro e visitantes, a B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana nº 1 realizou, no último sábado, 4/11, sob o Malhete do Venerável Mestre, Ir∴ Bismarck Castilho Carvalho, a Cerimônia de Iniciação de três candidatos à Ordem Maçônica.

Na Sessão, abrilhantada pelas presenças do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto e Grão-Mestre eleito do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, do Grande Secretário de Liturgia e Ritualística, Ir∴ Marcelo Diniz dos Santos, do Grande Secretário Adjunto de Relações Interiores, Ir∴ Valmor Nazareno Faé, e do ilustre Deputado da PALM/GOEMT Ir∴ Fernando Nogueira de Lima, além de Veneráveis Mestres e representantes de Lojas das três Potências Maçônicas, foram recepcionados no Quadro da Oficina os novos Irmãos Jonas de Oliveira Almeida, Marcos Coelho de Carvalho e Sergio Augusto de Cerqueira Gomes.

No espaço destinado à Palavra a Bem da Ordem, o Ir∴ Joaquim Marinho de Carvalho, Obreiro da A∴R∴S∴B∴C∴L∴S∴ União e Força nº 2, do Oriente de Cáceres, com 54 anos de Ordem Maçônica, emocionou a todos, ao manifestar sua alegria por estar, entre os Iniciados, seu filho, Marcos Coelho de Carvalho. O Ir. Joaquim, visivelmente emocionado, agradeceu à diretoria da Loja e ao padrinho do candidato, agora Aprendiz Maçom.

O Grande Secretário de Liturgia e Ritualística do GOEMT, Ir∴ Marcelo Dinis dos Santos, congratulou o Venerável Mestre e Oficiais, elogiando a ritualística empregada nos trabalhos, e deu as boas-vindas aos novos Irmãos. “Sejam bem-vindos à nossa Loja”, finalizou o Ir∴ Marcelo, admoestando-os a uma caminhada de compromisso e lealdade aos princípios maçônicos universais.  

O Venerável Mestre, Ir∴ Bismarck Castillo Carvalho, cumprimentou, um a um, os visitantes, agradecendo pela presença, e manifestou sua felicidade pela chegada à Loja dos novos Irmãos, os quais, a partir de agora, “reforçarão nossas colunas e terão todo o espaço para crescer interiormente, como Maçons e como homens”. O Venerável Mestre ainda ressaltou a importância e a profundidade de uma Cerimônia Iniciática, e agradece aos padrinhos dos Iniciados, que “perceberam neles suas virtudes e características positivas”.

Falando ao final dos trabalhos, o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, justificou inicialmente a ausência do Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, cumprimentou aos presentes e elogiou o Venerável Mestre e Oficiais pelo que chamou de “ritualística irretocável” executada na Cerimônia de Iniciação. O Grão-Mestre Adjunto, mencionando os valores e princípios da Ordem Maçônica, “seus vultos e sua história”, destacou a importância da Maçonaria para os seus escolhidos, que são, conforme afirmou, sua matéria prima. “A Maçonaria não espera que seus Iniciados se transformem em seres humanos perfeitos, diferente dos demais, ou figuras especiais. Obviamente, como acontece nas religiões, os indivíduos que melhor absorvem seus princípios e valores, exteriorizarão um comportamento social cada vez melhor. Essa é a finalidade precípua de nossa Ordem”, asseverou o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, conclamando a todos para que "sigamos trabalhando pelo engrandecimento de nossa Instituição".

(ASCOM/GOEMT)

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 28/04/2024 09:35