Cumprindo tradição secular, a Centenária Acácia Cuiabana nº 1 homenageia seus antepassados

02/11/2023

Cumprindo com uma tradição que já dura mais de um século, uma Comitiva de 26 Obreiros da B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana nº 1, liderados pelo Venerável Mestre da Oficina, Ir∴ Bismarck Castillo Carvalho, visitaram, nesta quarta-feira, 1/11, às 6h da manhã, o Cemitério da Piedade.

A visita tem o propósito principal de reverenciar, por ocasião do dia dos mortos, a memória dos Irmãos que já partiram para o Oriente Eterno. Como acontece em todos os anos, desde 1915, os Obreiros homenagearam os irmãos acacianos mais antigo e o que mais recentemente passaram para o Oriente Eterno, e que descansam no cemitério da Piedade, oferecendo-lhes um bonito e significativo buquê de flores. Nesse ano, a homenagem contou com a participação do Soberano Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, bem como do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes

A homenagem é realizada como forma de honrar a todos os irmãos que se encontram no reino celestial, sendo o mais antigo o Almirante Augusto João Manuel Leverger, ou Barão de Melgaço, como é mais conhecido, título concedido pelo Imperador Dom Pedro II, em 1865, colocando-o no mesmo patamar do Barão de Rio Branco e Barão de de Mauá. O Barão de Melgaço realizou grandes feitos, tanto na vida profana como maçônica, deixando um rico legado em termos de obras de naturezas diversas.

O irmão que mais recentemente concluiu sua passagem por este plano, passando para o Oriente Eterno, foi o Ir∴ Semy Stephan, que nos deixou em 04 de agosto deste ano. Advogado por formação e Promotor de Justiça por profissão, este valoroso irmão também deixou grandes obras dentro e fora da Maçonaria, merecendo destaque o trato amigável e seu espírito solidário, estando sempre pronto para auxiliar os irmãos ou quem estivesse precisando. Homem culto e de grande sabedoria, que deixou ricos exemplos e uma lacuna irreparável na centenária Acácia Cuiabana.

Para o Venerável Mestre da Oficina, Ir∴ Bismarck Castillo Carvalho, a homenagem “é uma forma de manter viva a memória dos irmãos que passaram pela Acácia Cuiabana e ajudaram a construir sua secular e rica história”.

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 27/04/2024 17:16