Em Sessão Magna, A∴R∴L∴S∴ Acácia da Independência nº 50 celebra 18 anos de fundação

16/10/2023

Com as presenças do Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, e do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Acácia da Independência nº 50, Oriente de Cuiabá, celebrou no último dia 13/10, em Sessão Magna Comemorativa, seus 18 anos de fundação.

Na Ordem do Dia da Sessão, conduzida pelo Venerável Mestre, Ir. Carlos Carmona, e que contou ainda com a participação do Grande Secretário de Formação e Cultura Maçônica do GOEMT, Ir∴ Luiz Jorge Schommer, do Assessor para Assuntos Paramaçônicos, Ir∴ Raul Cláudio Brandão, e do Past Potentado do Templo Hikmat Shriner, Ir∴ Jarbas Leite Fernandes, além de representantes de Lojas, foi proferida uma palestra pelo Ir∴ Antonio Alberto Schommer, que discorreu sobre a origem da Loja, que se confunde com a história do próprio Rito Brasileiro.

O Ir∴ Schommer lembrou que, nos idos de 2005, fora chamado ao gabinete do então Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ José Ferreira Leite, que lhe dera a incumbência de implantar o Rito Brasileiro no Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, já que se comprometera nesse sentido com o Grande Primaz do Supremo Conclave Autônomo para o Rito Brasileiro.

Assim nasceu, segundo a bela narrativa do Ir∴ Schommer, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Acácia da Independência nº 50, a primeira Oficina a praticar o Rito Brasileiro no Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, havendo sido seu primeiro Venerável Mestre o Ir∴ Marcos Souza Barros, vindo o próprio Schommer a sucedê-lo após sua renúncia ao cargo.

Em complemento à exposição feita pelo Ir∴ Antonio Alberto Shommer, o Grande Secretário de Formação e Cultura Maçônica do GOEMT, Ir∴ Luiz Jorge Schommer, enumerou, um a um, os fundadores da Oficina.

O Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, cumprimentou à diretoria e Obreiros da Oficina, destacando que o que se fazia naquele momento era, verdadeiramente, um resgate fiel da história da Oficina, ao tempo que se escrevia um novo capítulo de sua existência. “O que estamos a fazer aqui nada mais é do que resgatar o passado e escrever um novo capítulo da história desta Augusta Oficina, que será um dia, certamente, contado por outros que nos sucederão”, concluiu o Ir∴ Josué.

Falando ao encerramento da Sessão, o Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, um dos fundadores da Oficina, congratulou à diretoria e Obreiros da Loja, e lembrou que, ao lado de outros Irmãos, foi o autor do belíssimo Estandarte da Loja. Menegatti ressaltou o fato de o Rito Brasileiro ser um dos que mais cresceram nos últimos anos no Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, e lembrou seu esforço para a instalação da Grande Oficina Integrada dos Altos Graus para o Rito Brasileiro VII de Setembro, o que, em sua opinião, constituiu uma grande conquista, porquanto, antes, quem desejasse ascender aos Graus Filosóficos necessitava de se deslocar ao Oriente de Cataguases.

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 27/04/2024 09:31