Acácia Cuiabana nº 1 e União e Força nº 2 realizam Sessão Magna Conjunta

17/05/2022

A B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana nº 1, ao Oriente de Cuiabá, e a A∴R∴S∴B∴C∴L∴S∴ União e Força nº 2, ao Oriente de Cáceres, realizaram, na última segunda-feira, 16/05, uma linda Sessão Magna Conjunta, que contou com a participação de 92 Obreiros de Cuiabá e Cáceres, além de outros Orientes.

Presidida pelo Venerável Mestre, Ir∴ Bismark Castillo Carvalho, a Sessão, que aconteceu no Templo da B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana nº 1, contou com as presenças do Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, do Presidente da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica do GOEMT, Ir∴ Diogo Douglas Carmona, e do Grande Secretário de Relações Exteriores da Grande Loja do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Marco Aurélio Marrafon, que, na ocasião, representou o Sereníssimo Grão-Mestrado daquela Potência Maçônica, além de Deputados, Grandes Secretários, Delegados, Membros do Ilustre Conselho, Assessores do GOEMT, Veneráveis Mestres e representantes de Lojas das três Potências Maçônicas regulares de Mato Grosso.

Na Ordem do Dia, a B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana nº 1, por meio do Venerável Mestre, Ir∴ Bismark Castillo Carvalho, homenageou – pelos seus 122 anos de fundação, completados no dia 03/02/2022 – a A∴R∴S∴B∴C∴L∴S∴ União e Força nº 2, entregando ao seu Venerável Mestre, Ir∴ Amarildo Lima de Freitas, o Diploma de Honra ao Mérito.

A A∴R∴S∴B∴C∴L∴S∴ União e Força nº 2, além de constituir referência na história da Maçonaria Mato-Grossense, é, ao lado da  B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana nº 1, a mãe de todas as nossas Lojas. Sua atuação, ao longo desses 122 anos de atividades maçônicas, sempre se baseou na união fraternal e no amor a Deus, à pátria, à família e ao próximo, disseminando, entre os homens, a indispensável tríade igualdade, fraternidade e liberdade.

Ainda durante os trabalhos da Ordem do Dia, a B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana nº 1 homenageou o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, pelo seu Cinquentenário, a ser comemorado no dia 12 de outubro de 2022. O Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, recebeu das mãos do Eminente Presidente da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica, Ir. Diogo Douglas Carmona, o mais antigo membro em atividade da B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana nº 1, o correspondente Diploma de Honra ao Mérito.

Durante a Sessão Conjunta, foi, ainda, lido o Decreto n. 304/2022, do Grão-Mestrado, ato que aprovou e instituiu o Hino Oficial do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, de autoria do Ir. Vitor Modesto Braz, da Grande Loja do Estado de Mato Grosso, e musicalizado pelos Irmãos Luís Fabrício Cirillo de Carvalho, do Grande Oriente do Brasil, e Valério de Oliveira Mazzuoli, este, membro do Ilustre Conselho. Após a leitura do ato, por determinação do Soberano Grão-Mestre, Ir. Gelson Menegatti Filho, foi executado pelo Mestre de Harmonia o Hino Oficial do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso.

Ainda na Ordem do Dia, foi proferida uma interessante Palestra pelo M∴ M∴ Ir∴ Alexandre Brailowsky Fernandes, membro da A∴R∴S∴B∴C∴L∴S∴ União e Força nº 2, sobre o instigante tema “O V.I.T.R.I.O.L. e o Processo de Autoaprimoramento Maçônico".

O Venerável Mestre da A∴R∴S∴B∴C∴L∴S∴ União e Força nº 2, Ir∴ Amarildo Lima de Freitas, agradeceu em nome dos Irmãos a distinção concedida à Oficina, e se disse feliz por realizar, pela primeira vez em sua gestão, uma Sessão Conjunta com a B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana nº 1. "Fico muito feliz, assim como todos os irmãos, e agradeço a homenagem concedida à nossa Oficina", disse o Ir. Amarildo. 

Para o Venerável Mestre da B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana nº 1, Ir∴ Bismark Castillo Carvalho, constitui grande honra e não menor alegria receber, em uma Sessão Conjunta, os Obreiros da A∴R∴S∴B∴C∴L∴S∴ União e Força nº 2. “É, para mim, e certamente para todos os Obreiros de nossa augusta Oficina, extremamente gratificante receber e homenagear, em uma Sessão Conjunta, nossa coirmã A∴R∴S∴B∴C∴L∴S∴ União e Força nº 2” por tudo o que ela significou e significa para o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso e para a Maçonaria Mato-grossense”, afirmou o Ir∴ Bismark, que ainda agradeceu ao Grão-Mestrado por todo o apoio prestado à Oficina, bem como a todos pela presença, especialmente, aos 15 Obreiros da Oficina homenageada.

Falando aos presentes, o Grande Secretário de Relações Exteriores da Grande Loja do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Marco Aurélio Marrafon, que na oportunidade representava o Grão-Mestrado, lembrou, em um resgate histórico de Mato Grosso, o fato de que, no ano da fundação daquela centenária Oficina, em que o Maçom Campos Salles era o presidente da República, o ministro da Fazenda era o mato-grossense Joaquim Murtinho, também Maçom, que, em sua gestão, promoveu grandes avanços na economia do Brasil. Marrafon, que é pré-candidato a deputado federal nas eleições desse ano, ainda agradeceu ao Grão-Mestrado do GOEMT pela oportunidade de se manifestar “em uma sessão de tão grande importância”.

O Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, falando ao final da Sessão, além de mencionar fatos históricos da existência da A∴R∴S∴B∴C∴L∴S∴ União e Força nº 2, enalteceu a saga daqueles IIr∴ que, nos idos de 1900, um período de grandes dificuldades, tiveram a coragem e a ousadia de criar uma Loja Maçônica naquele Oriente. “Nos dias de hoje, é relativamente fácil fundar uma Loja Maçônica, mas, naqueles tempos, em que se enfrentava dificuldades de toda natureza, seja pela resistência da Igreja católica, seja pelas limitações logísticas impostas, era extremamente difícil a fundação de uma Oficina. Daí, nossa homenagem àqueles Irmãos que, com bravura e coragem, fundaram a A∴R∴S∴B∴C∴L∴S∴ União e Força nº 2, bem como aos que hoje dão continuidade a essa linda história”, finalizou o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, que ainda reforçou o fato de que o Grão-Mestrado está à inteira disposição das Oficinas jurisdicionadas à nossa Potência.

Já, segundo o Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, que se disse feliz por participar de um momento histórico da vida das duas Oficinas, a homenagem prestada à A∴R∴S∴B∴C∴L∴S∴ União e Força nº 2 se faz justa e adequada, na medida em que distingue uma das mais antigas Oficinas de nossa Potência. “A A∴R∴S∴B∴C∴L∴S∴ União e Força nº 2 vem prestando, ao longo de sua história, um papel de grande relevância para o nosso Grande Oriente e para a Maçonaria mato-grossense, razão pela qual merece todo o nosso respeito e consideração. Parabenizo as diretorias e Obreiros das duas Oficinas pela feliz iniciativa”, ressaltou Menegatti, para quem “não se pode falar em Maçonaria no estado de Mato Grosso sem mencionar a A∴R∴S∴B∴C∴L∴S∴ União e Força nº 2”.

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 18/04/2024 07:40