Em Sessão Comemorativa, Conquista e Integração - n. 08 festeja seus 51 anos de fundação

09/04/2022

Uma linda Sessão Comemorativa festejou, na última quinta-feira, 07, os 51 anos de fundação e trabalhos ininterruptos da Benemérita Cinquentenária Augusta e Respeitável Loja Simbólica Conquista e Integração – n. 08, ao Oriente de Cuiabá. 

A Sessão, presidida pelo Venerável Mestre, Ir∴ Celso Bett, contou com as presenças do Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, dos Eminentes Grão-Mestres de Honra do GOEMT Ir∴ José Simioni, Ir∴ José Ferreira Leite e Ir∴ Osvaldo Roberto Sobrinho, do Grande Secretário de Formação e Cultura Maçônica do GOEMT, Ir∴ José Roberto Schmaltz, dos deputados da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica do GOEMT IIr∴ Marcelo Angelo Macedo, Alessandro Ferreira da Silva e José Antônio de Castro Leite Nogueira, Veneráveis Mestres, Mestres Instalados e representantes de Loja, além de outras autoridades maçônicas.

Após receber ritualisticamente das mãos do Ir∴ Celso Betti o Malhete da Sabedoria, o Soberano Grão-Mestre, Irmão Gelson Menegatti Filho, declinando da condução dos trabalhos, o devolveu para que o Venerável Mestre da Oficina conduzisse a Sessão Festiva. Ato contínuo, após, a um golpe do Malhete, suspender a ritualística, o Venerável Mestre deu entrada no Templo às cunhadas, sobrinhos e convidados, sob bateria incessante, iniciando-se, assim, a parte festiva da Sessão.

Na abertura da parte festiva da Sessão, foi apresentado um vídeo em homenagem aos fundadores da Loja que já partiram para o Oriente Eterno, entre os quais o Ir∴ Otino da Costa e Silva, que nos deixou recentemente. A propósito, o vídeo trouxe a última mensagem do Irmão Otino à Oficina, a que chamou ‘sua Loja-mãe”. Foi um momento carregado de forte emoção. Foi, em seguida, reproduzido um vídeo em homenagem aos primeiros Veneráveis Mestres daquela Cinquentenária Oficina.

O Grande Secretário de Formação e Cultura Maçônica do GOEMT, Ir∴ José Roberto Schmaltz, por duas vezes Venerável Mestre daquela Augusta Oficina, fazendo uso da palavra, homenageou o Ir∴ Wanderley Pedro de Andrade, o mais antigo entre os ex-Veneráveis Mestres vivos, enaltecendo sua trajetória maçônica e qualidades no convívio com os Irmãos, além de sua presença constante na Oficina. O Ir∴ Schmaltz destacou que, em todos os momentos, principalmente, naqueles de intensos embates, a palavra de ponderação e temperança do Ir∴ Wanderlei sempre foi de fundamental importância.

Falando aos Obreiros, cunhadas, sobrinhos e convidados presentes, o Ir∴ Wanderley Pedro de Andrade, visivelmente emocionado, agradeceu ao Ir∴ Schmaltz pelas palavras generosas, bem como aos Irmãos da Oficina pelo carinho, e disse estar feliz, honrado e com disposição para prosseguir nessa aminhada de construção de uma sociedade melhor e cada vez mais fraterna. “Que o Grande Arquiteto do Universo nos ilumine e nos dê saúde para continuarmos essa sacrossanta missão de levantar templos à virtude e cavar masmorras ao vício”, rogou o Ir∴ Wanderlei.   

Durante a Sessão, o Soberano Grão-Mestre, Ir. Gelson Menegatti Filho, saudou a diretoria e Obreiros “valorosos e dedicados” da Oficina, dizendo-se feliz por poder, na condição de Grão-Mestre do GOEMT, testemunhar um momento de tamanha importância para a vida da Loja. Em seguida, Menegatti solicitou ao Ir. Alessandro Ferreira da Silva que procedesse à leitura dos Atos do Grão-Mestrado n. 1934/2022 e n. 1935/2022, por meio dos quais o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso concedeu Títulos Honoríficos a alguns Irmãos ativos e regulares daquela Oficina, e auxiliasse na condecoração dos Obreiros com as Comendas, assim distribuídas:

Estrela de Bronze – (25 anos +): Irmãos Edilson Gonçalves Calazans, Luiz Soares Francisco e Mauro José Pereira.

Estrela de Prata – (30 anos +): Irmãos Ércio Roberto Costa, Eutímio Correia Militão, Hildeberto Forte Daltro, Odair Aparecido Busíquia e Oscar Soares Martins      

Estrela de Ouro – (35 anos +): Irmãos Lucas Farias Gomes e Osvaldo Pereira Leite.

Estrela de Diamante – (40 anos +): Irmãos Adão Flores, Altamir Vieira Mundim, Aluízio Castro Sampaio, Antônio Generoso Grisólia, Benedito França Barreto, Carlos Alberto Almeida de Oliveira, Eurípedes Dias Barcelos, Ezequiel Lopes, Francisco de Assis Pereira Leite, Gonçalo Correia da Costa, Hamilton da Cunha Iribure, Iberê de Figueiredo, João Antonio Neto, José Ferreira Leite, Laurindo Luiz da Silva, Levy Rodrigues do Prado, Osvaldo Roberto Sobrinho, Raimundo Pereira Guimarães e Wanderlei Pedro de Andrade.

Falando em nome das cunhadas, a cunhada Cristina de Oliveira Macedo afirmou estar feliz e honrada pela oportunidade, agradeceu à diretoria e Obreiros da Oficina por proporcionarem à família maçônica um convívio alegre e fraterno. “É muito bom fazer parte dessa família. Aqui temos um ambiente de muita fraternidade e alegre convívio. É verdadeiramente uma família", afirmou. 

Ao final das comemorações festivas, o Venerável Mestre, Ir∴ Celso Bett, despediu-se das cunhadas, sobrinhos e convidados, que saíram também sob bateria incessante, e, após retornar aos trabalhos ritualísticos, cumpriu os atos finais, suprimindo a “palavra a bem da Ordem” e, agradecendo a todos pela presença, deu por encerrada a Sessão.

(ASCOM-GOEMT)

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 28/03/2024 16:57