GOEMT realiza cerimônias de inauguração e Sagração de seu Templo Nobre

06/12/2021

Com a participação dos Grão-Mestres do GOB-MT e da GLEMT, o Eminente Ir∴ Ivo Matias e o Sereníssimo Ir∴ Eleuzino Ataíde Passos, respectivamente, de Grão-Mestres, Grão-Mestres Adjuntos e Grandes Secretários das três Potências Maçônicas dos estados de Mato Grosso do Sul, Bahia, Rondônia, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Amazonas, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além do Paraguai, de onde vieram os IIr∴ Edigar Sanchez, Grão-Mestre da Grande Loja Simbólica, e Ronald Gonzalez, Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja, o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso promoveu, na última sexta-feira (03), as cerimônias de inauguração e Sagração de seu Templo Nobre, denominado ‘Templo Nobre Eminente Grão-Mestre de Honra Irmão Nilson Constantino’.

As cerimônias contaram, ainda, com as presenças do secretário-executivo da Confederação Maçônica Interamericana (CMI), Sereníssimo Ir∴ Geraldo Macedo (GLEMT), do presidente da Zona V da CMI, Sereníssimo Ir∴ Cristian Flores (GLP), e dos Grão-Mestres de Honra do GOEMT, o Eminente Ir∴ Ananias Vieira da Silva e o Eminente Ir∴ Osvaldo Roberto Sobrinho, além de cerca de 310 Obreiros de vários Orientes e da Capital do estado. 

Durante a Cerimônia de Sagração do Templo, carregada de forte simbolismo, revelou-se, atrás da mesa do Soberano Grão-Mestre, uma réplica fiel da Arca da Aliança, fabricada em Acácia, com os dois Querubins dourados sobre o propiciatório (tampa), momento em que o irmão Alberto Feguri depositou na Arca réplicas da tábuas da Lei, do vaso com o maná do deserto e da vara de Arão, emocionando a todos os presentes.

Falando a respeito dos atos, o Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, disse sentir-se feliz e realizado, afirmando que o Templo Nobre será o local de trabalho dos amantes da Sabedoria, da Virtude, da Justiça e da Humanidade. “Este Templo, cujo nome homenageia a história de um dos mais ilustres Maçons desse estado, o saudoso Ir∴ Nilson Constantino, foi construído para ser um local de culto à Sabedoria, à Virtude, à Justiça e à fraternidade, além de amor pela humanidade. Aqueles que cultivam esses princípios terão aqui, permanentemente, seu espaço de trabalho, reflexão e busca incessante do aprimoramento moral, intelectual e espiritual”, afirmou Menegatti.

Instalação – Já, no sábado (04) pela manhã, com a presença de Veneráveis Mestres, Grandes Secretários do GOEMT, Delegados e Deputados da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica, além de autoridades de outras Potências, sob a Presidência do Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, procedeu-se à belíssima Cerimônia de Instalação de 48 Veneráveis Mestres de Oficinas da capital e do interior eleitos no último pleito. 

Ao final dos trabalhos, o Soberano Grão-Mestre do GOEMT, Ir. Gelson Menegatti Filho, tendo ao lado o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Josué Paulo Fernandes, desejou pleno êxito aos novos Veneráveis, concitando-os a serem os construtores de sua própria história, e desejando que suas oficinas, sob sua condução, sejam plenamente felizes.

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 20/04/2024 10:58