GOEMT presente na XVII Conferência Mundial de Grandes Lojas Maçônicas Regulares

24/11/2021

Aconteceu nesse mês de novembro, em Berlim – Alemanha, a XVII Conferência Mundial das Grandes Lojas Maçônicas Regulares, que contou com a presença de 76 delegações maçônicas, das quais 13 eram do Brasil, representadas por Grandes Orientes e Grandes Lojas brasileiras.

A tônica das discussões se deu em torno dos rumos da Maçonaria mundial pós-pandemia, além da preocupação do papel da Ordem como agente influenciador e facilitador, de processos de digitalização, automação e modernização de práticas sustentáveis com o objetivo de manutenção e preservação de recursos naturais.

Já, no que se refere à Assembleia Geral, os principais pontos definidos foram: 1) a Reforma do Estatuto da Conferência para substituir a figura do Secretário Executivo por um Triunvirato/Comissão, que doravante passará a organizar as próximas Conferências, e que será formado pela GL que realizou a última Conferência, pela que irá realizar a atual e pela que irá realizar a próxima Conferência; e 2) Definição da sede da Conferência para 2024, que acontecerá no Brasil, na cidade de Foz do Iguaçu, e que terá como anfitriãs a Grande Loja do Paraná e o Grande Oriente do Estado do Paraná.

Integraram a comitiva do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso o Soberano Grão-Mestre, Ir. Gelson Menegatti Filho, o Grande Secretário de Relações Exteriores, Ir. Rodrigo Ribeiro Verão, e o Grande Secretário Adjunto de Relações Exteriores, Ir. Phelippe Ayslan Menegatti.          

Para o Soberano Grão-Mestre, Ir. Gelson Menegatti Filho, a participação do GOEMT na Conferência foi de fundamental importância, com expressivos resultados, a curto e médio prazos. “Nossa participação na Conferência nos proporcionou assumir um papel de relevância e protagonismo, em conjunto com as demais delegações brasileiras. Sem dúvida alguma, marcamos firme posição do GOEMT na Maçonaria mundial, e os resultados dessa participação virão, certamente, a curto e médio prazos”, destacou Menegatti.

No âmbito das Relações Exteriores, segundo o Grande Secretário Relações Exteriores, Ir. Rodrigo Verão, a participação do GOEMT no evento foi também de grande efetividade. “Durante o evento, iniciamos discussões visando a assinatura de tratados de amizade com Grandes Lojas da Europa e da África, o que esperamos que aconteça em curto espaço de tempo, ampliando o reconhecimento internacional do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso. Além disso, estabelecemos contatos com diversas delegações estrangeiras, o que nos faz crer que os frutos serão colhidos muito em breve”, afirmou Rodrigo Verão.

Convém ressaltar que somente Grandes Lojas e Grandes Orientes que possuem no mínimo 50 reconhecimentos internacionais podem fazer parte da Conferência, com direito a voto e voz.

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 28/03/2024 18:17