Sessão Comemorativa no Palácio da Paz encerra programação alusiva aos 15 anos do Rito Brasileiro

17/10/2020

Com uma Sessão Ritualística Comemorativa realizada na noite de ontem, na sede do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, encerrou-se a programação alusiva aos 15 anos de implantação do Rito Brasileiro no GOEMT. Cerca de 50 irmãos de várias Oficinas participaram da sessão, que foi presidida pelo Venerável Mestre da A∴R∴L∴S∴ 20 de Setembro, auxiliado pelos Primeiro e Segundo Vigilantes, Ronaldo Pierosan, V∴ M∴ da A∴R∴L∴S∴ Acácia da Independência, e Osvaldo Vieira de Souza, Obreiro da A∴R∴L∴S∴ Cavaleiros do Planalto Ipiranga.

Os demais cargos foram ocupados por Veneráveis Mestres e Obreiros de várias Oficinas que praticam o Rito Brasileiro no GOEMT, a saber, Fernando Augusto Gomes e João Victor Duarte – 1o e 2o Mestres de Cerimônia (Acácia da Independência), George Sampaio de Freitas – Orador (V∴ M∴ da Nova Jerusalém Celestial), Ivori Dummel – Secretário (Marechal Cândido Rondon), Antonio Massetti Filho – Tesoureiro (V∴ M∴ da Estrela de Davi), Carlos Eduardo Carmona de Azevedo – 1o Diácono (Acácia da Independência), Gleison Gomes Lourenção – 2o Diácono (Cavaleiros do Planalto Ipiranga), Wilson Ribeiro Sobrinho – Chanceler Hospitaleiro (Acácia da Amizade), Amarildo Pereira – Porta-bandeira (Acácia da Independência), Leandro Luiz Laurini – Porta-estandarte (Acácia da Independência), Antonio Carlos Dores – Mestre de Harmonia (V∴ M∴ da Acácia da Amizade), Otávio Cecílio de Oliveira – Guarda do Templo (Estrela de Davi) e Ronaldo de Oliveira – Cobridor Externo (Acácia da Independência).

No quarto de hora de cultura, procedeu-se, pelo Irm. Toninho Nogueira, obreiro da A∴R∴L∴S∴ Estrela de Davi, à descrição dos Estandartes das 11 Lojas do Rito Brasileiro. A saudação ao Pavilhão Nacional ficou a cargo do Irm. José Paulo Traven, também Obreiro da A∴R∴L∴S∴ Estrela de Davi.

Vários irmãos se manifestaram por ocasião da palavra a bem da Ordem, verbalizando a importância do momento vivido pelo Rito Brasileiro, relembrando sua história e prospectando o futuro do Rito no Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, que já conta com 11 Lojas em Cuiabá, Várzea Grande e em cidades do interior, como Sinop, Sorriso, Peixoto de Azevedo e Colíder, as quais congregam 253 obreiros dedicados.

Ao final dos trabalhos, o Venerável Mestre, Irm. Pablo Vani, agradeceu a todos pela presença e disse ter se sentido feliz e honrado por presidir uma sessão tão importante para o Rito Brasileiro e para o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso.

Por sua vez, fazendo uso da palavra ao final da Sessão, o Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Irm. Gelson Menegatti Filho, agradeceu a todos pela presença, lembrou sua participação nos primeiros capítulos da história do Rito Brasileiro e projetou um futuro profícuo para o Rito no GOEMT. Ladeado pelo Grão-Mestre Adjunto do GOEMT, Josué Paulo Fernandes, Menegatti enumerou os avanços já obtidos por sua gestão à frente da Potência, concitando a todos que não esmoreçam e continuem trabalhando pelo crescimento do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso. Finalizando, Menegatti bradou um ‘Viva o Rito Brasileiro!’

Palestra e documentário – A programação teve início na quinta-feira, 15, com uma interessante palestra sobre ‘Os Símbolos Nacionais’, proferida pelo Irm. Rodrigo de La Vielle Arisa, do Grande Oriente Paulista – GOP, além da apresentação de um pequeno documentário contendo depoimentos dos irmãos José Ferreira Leite, Grão-Mestre de Honra do GOEMT, Antonio Alberto Schommer, um dos fundadores da A∴R∴L∴S∴ Acácia da Independência e segundo Venerável Mestre daquela Oficina, e Everton Dal Ponte, atual Secretário Adjunto de Liturgia e Ritualística para o Rito Brasileiro.

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 23/04/2024 19:47