Com duas palestras, GOEMT encerrou ontem a 'Semana do Maçom'

22/08/2020

Com duas palestras, a primeira, sobre a ‘História e Filosofia do Rito Schröder’, proferida pelo Ir∴ João Paulo Rufatto, Grande Secretário de Liturgia do Grande Oriente do Paraná, Membro do Colegiado Diretor de Estudos do Rito Schröder e Cavaleiro Templário do Real Arco do Brasil, e a segunda, sobre a ‘História e Doutrina do Rito Escocês Retificado’, que foi proferida pelo Ir∴ Ricardo Uchôa, do GOB-RJ, Grande Inspetor Geral (Grau 33) R.E.A.A. e Membro do Sagrado Arco Real, encerrou-se na noite de ontem (21) a ‘Semana do Maçom’, evento organizado pelo GOEMT em comemoração ao ‘Dia do Maçom’, passado no último dia 20.

Foram cinco dias de palestras sobre a história, doutrina e filosofia de todos os seis Ritos Maçônicos praticados em nosso estado pelas Lojas jurisdicionadas ao Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, a saber, Rito Escocês Antigo e Aceito, Rito Brasileiro, Rito de York, Rito Escocês Retificado, Rito Schröder e Rito Adonhiramita,

Ao final do conclave, o Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, exaltou a participação dos irmãos no evento. “Tivemos, durante as cinco noites, entre 800 e 900 irmãos de Mato Grosso e de outros estados assistindo às palestras. Trouxemos palestrantes de altíssimo nível para todos os Ritos que aqui praticamos. Portanto, estamos convictos, eu e Josué (Grão-Mestre Adjunto), de que os objetivos do evento foram plenamente alcançados. Congratulamos-nos com os Maçons de todo o Brasil pela passagem de seu dia, desejando que continuemos firmes e juntos nessa caminhada em busca de uma sociedade mais justa e fraterna", finalizou Menegatti.

Para o presidente do Conselho de Presidentes de Assembleias Legislativas Maçônicas – CPALM-COMAB, Ir∴ Marcelo Macedo (GOEMT), iniciativas como essa têm de ser rotineiramente levadas a efeito: “Congratulo-me com o Grão-mestrado pela realização do evento. Penso que eventos como esse devem ser realizados com frequência, porque elevam nossa Potência e acrescentam conhecimento para os irmãos, sejam eles Mestres, Companheiros ou Aprendizes. Como sabido e ressabido, só o conhecimento é capaz de modificar vidas e, usado adequadamente, pode contribuir decisivamente para a edificação de um mundo efetivamente melhor, um dos princípios norteadores de nossa Ordem".

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 23/04/2024 19:44