QUEM PODE SE TORNAR UM MAÇOM?

07/08/2020

- O PROCESSO DE ADMISSÃO DO CANDIDATO

Para que o candidato seja admitido na Maçonaria, ele deve atender a alguns pré-requisitos que se referem, basicamente, a normas de conduta perante a comunidade na qual vive. Contudo, constatar esse fato não significa, necessariamente, uma investigação.

A verdade é que a aceitação do pedido de filiação depende muito mais de sua própria declaração de motivos, porquanto a Ordem espera que, no momento do preenchimento da proposta de admissão, o candidato seja sincero perante sua própria consciência. Caso contrário, certamente o candidato estará enganando a si mesmo, razão pela qual, provavelmente, não persistirá no caminho da perfeição, não obtendo, por consequência, resultados satisfatórios em conhecimento e desenvolvimento na caminhada maçônica.

- EXISTE UM GRAU DE ESCOLARIDADE PARA SER ADMITIDO NA MAÇONARIA?

Absolutamente, não é exigido um grau específico de escolaridade para ser admitido em uma Loja Maçônica. Costuma-se dizer, até, que a Loja fica mais completa e equilibrada, quando existe uma diversidade de profissões e classes entre seus membros.

Todavia, as instruções são transmitidas, via de regra, através da palavra escrita (manuais), o que exige do indivíduo uma mínima compreensão e interpretação de textos.

- A MAÇONARIA EXIGE O CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES?

É evidente que, ao se iniciar na Maçonaria, o cidadão deverá assumir compromissos que nascem da própria participação na Instituição. Poder-se-ia exemplificar dizendo que o maçom assume o compromisso de estudar, com a mente aberta, as instruções maçônicas, bem como guardar sigilo sobre os ensinamentos recebidos, além de contribuir pecuniariamente para a manutenção de sua Loja. Em suma, haverá compromissos como existem em qualquer associação humana.

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 24/04/2024 17:01