GOEMT reconhecido e somando forças à Maçonaria Universal

26/04/2018

Em reunião administrativa ocorrida ontem, 25/04/2018, no Palácio da Paz - sede do GOEMT, o Soberano Grão-mestre, Ir.·. Ademir Lúcio de Amorim, fez o anúncio de importantes eventos ocorridos recentemente, que têm extrema relevância para nossa Potência e que, com certeza, encherá de orgulho todos os obreiros aqui filiados.

Foi anunciado que, pela primeira vez,  o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso participou como membro efetivo da Grande Assembleia da CMI (XXIV Assembleia Geral), ocorrida nos dias 11 a 14 de abril de 2018 na cidade de Santa Cruz, Bolívia.

Conforme já dito na matéria mencionada acima (ver matéria completa aqui), o Ir.·. Geraldo Macedo, Grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT), foi eleito Presidente da Zona V da CMI para o triênio 2018-2021. A novidade anunciada ontem, foi que o nosso Gr.·. Secr.·. de RR.·.EE.·., Ir.·. André Leme, foi convidado pessoalmente para ser o Secretário da Zona V, para assessorar o Ir.·. Geraldo nessa nova atribuição. Ou seja, o GOEMT estará devidamente representado na CMI, participando ativamente das decisões. Ao Ir.·. André, nossos votos de sucesso nessa nova missão que, temos certeza, será coroada de êxito!

O Ir.·. Ademir, em seguida, anunciou que o ingresso do GOEMT na Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares, como membro efetivo, foi aprovado. A próxima Conferência será realizada na Cidade do Panamá, em novembro de 2018, ocasião em que GOEMT participará, com direito a voz e voto, dos debates de questões de interesse na maçonaria universal.

List of Lodges 2018Para a satisfação de todos, o Grão-mestre Ademir entregou um exemplar do List of Lodges 2018, para as Lojas Jurisdicionadas da 1ª Região. Em breve, todas as Lojas do GOEMT receberão o seu exemplar.

O List of Lodges é a publicação que lista todas as Obediências Maçônicas, e respectivas Lojas Filiadas, que são reconhecidas pela Maçonaria Norte-americana como Potências Regulares, permitindo a intervisitação de seus membros. O nome do GOEMT - Grande Oriente do Estado de Mato Grosso - e, consequentemente, de suas Lojas Jurisdicionadas (as fundadas até 31/05/2017), consta na página 206 da publicação.

Esse foi o resultado de todo o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo Grão-mestrado e, principalmente, pela Grande Secretaria de Relações Exteriores, capitaneada pelo seu titular, o Ir.·. André Leme, na demonstração da regularidade do GOEMT e, portanto, o seu reconhecimento perante as Obediências de outros países.

Integraram a mesa de autoridades os Grãos-mestres de Honra do GOEMT: Ir.·. Osvaldo Sobrinho; Ir.·. José Simioni; Ir.·. José Ferreira e Ir.·. Ananias Vieira, além do Eminente Presidente da PALM, Ir.·. Marcelo Macedo, e Grande Procurador, Ir.·. Antônio Alberto Schommer. Presentes ao ato, ainda, vários Grandes Secretários: Ir.·. Josué Fernandes; Ir.·. Juvenal; Ir.·. Édson; Ir.·. Félix; Ir.·. Enéas e Ir.·. Gelson Menegatti; além dos Veneráveis Mestres da 1ª região, Delegados, assessores etc.

O Ir.·. André Leme conduziu uma breve apresentação acerca de todo o processo que culminou nesse reconhecimento do GOEMT, com os devidos agradecimentos aos Irmãos dos Grandes Orientes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, que caminharam juntos nessa jornada e, principalmente, ao Ir.·. Thomas Jackson, Past Grande  Secretário da Grande Loja da Pennsylvania e Presidente Ad Vitam da Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares, que não mediu esforços para que os Grandes Orientes brasileiros fossem reconhecidos pela maçonaria norte-americana.

R.W. THOMAS JACKSON VISITARÁ O GOEMT: no final de sua apresentação, o Ir.·. André transmitiu aos presentes uma grata surpresa, ao anunciar que o Ir.·. Thomas Jackson estará em Cuiabá, no Palácio da Paz, no próximo dia 25/05/2018, proferindo palestra sobre “A Maçonaria do Século XXI”. Um evento imperdível para os Irmãos das Lojas Filiadas, sendo que os Veneráveis Mestres presentes se comprometeram a envidar todos os esforços para a presença maciça dos obreiros; o GOEMT convidará também as demais Potências Regulares atuantes em nosso estado (GLEMT e GOB-MT). Portanto, agendem a data! Em breve anunciaremos mais detalhes sobre o evento.

No encerramento, o Ir.·. Ademir ressaltou que o sucesso obtido é resultado do longo trabalho desenvolvido pelos Grãos-mestres que o antecederam e, principalmente, por cada uma das Lojas jurisdicionadas, com o estrito cumprimento de todos os nossos preceitos ritualísticos. Ele ressaltou, ainda, que esse reconhecimento internacional aumenta a responsabilidade de cada um dos nossos obreiros, que deverão honrar e professar todos os princípios maçônicos dioturnamente. Por fim, o Ir.·. Ademir destacou que o GOEMT, de fato, está inserido no contexto mundial, sendo reconhecido por todos como uma Potência Regular, e que os nossos membros podem, efetivamente, sentirem-se partícipes da MAÇONARIA UNIVERSAL!

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 28/03/2024 06:11