GOEMT participa da XXIV Grande Assembleia da Confederação Maçônica Interamericana

25/04/2018

O Grande Oriente do Estado de Mato Grosso esteve presente na XXIV Grande Assembleia da Confederação Maçônica Interamericana (CMI), realizada no período de 11 a 14 de abril, em Santa Cruz/Bolívia. A comitiva do GOEMT foi composta pelo Soberano Grão-mestre, Ir.·. Ademir Lúcio de Amorim, o Grande Secretário de Relações Exteriores, Ir.·. André Leme, o Grande Secretário de Administração, Ir.·. Josué Paulo Fernandes e o Delegado da 1ª Região, Ir.·. Hudson Marcelo da Costa.

Com a presença de 62 Potências Maçônicas, de 23 países, a CMI se reuniu em Grande Assembleia (que ocorre a cada três anos) para exame e deliberação sobre as atividades e/ou ações realizadas no período de 2015-2018. Na oportunidade além da aprovação do relatório de atividades e das contas da Secretaria-Executiva, foi realizada a eleição dos novos dirigentes da Confederação para o triênio 2018-2021. O Grão-mestre da Grande Loja da Bolívia, Ser.·. Ir.·. José Crespo Bonadona foi eleito para o cargo de Presidente e o Ser.·. Ir.·. Pedro Luis Longo, Past Grão-mestre da Grande Loja do Acre (Brasil) ocupará a Secretaria-Executiva.

O pleno da Confederação escolheu a Grande Loja da República do Peru para sediar a próxima Grande Assembleia, em 2021; e a Grande Loja do Distrito Federal (Brasília) para a sede da Assembleia Preparatória, em 2020.

O Soberano Grão-mestre, Ir.·. Ademir Lúcio de Amorim, afirma que “Foi a primeira Grande Assembleia da CMI depois da filiação de nosso Grande Oriente, que se deu em fevereiro/2016. O Grande Oriente do Estado de Mato Grosso está totalmente integrado no cenário latino-americano e, a cada dia, tem sido conhecido e reconhecido como uma Potência Maçônica forte e atuante, o que demonstra que o trabalho de todos os irmãos de nossa Instituição está no caminho certo”.

O Grão-mestre, Ir.·. Ademir Lúcio de Amorim, destaca ainda, a eleição do Sereníssimo Ir.·. Geraldo de Souza Macedo, Grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso, para o cargo de Presidente da Zona 5 da CMI, zona que congrega as Grandes Lojas e Grandes Orientes do Brasil (com exceção do GOB que integra a Zona 6). “Trata-se de uma conquista histórica para Mato Grosso, pois a eleição do Ir.·. Geraldo Macedo mostra para toda América Latina que a maçonaria mato-grossense tem representatividade no cenário brasileiro; o GOEMT deseja muito êxito ao Grão-mestre Geraldo e já se colocou à disposição para colaborar no que for necessário”, concluiu o Grão-mestre.

A Grande Secretaria de Relações Exteriores informa que o GOEMT recebeu em Santa Cruz o reconhecimento oficial da Grande Loja do Kansas (EUA), entregue em mãos pelo Eminente Ir.·. Steve Crane, Presidente da Comissão de Reconhecimento daquela Potência e Past Grande Mestre Internacional da Ordem DeMolay; bem como que foram firmados na Bolívia tratados de reconhecimento com as Grandes Lojas de Porto Rico e da República Dominicana.

“O GOEMT continua avançando nas Relações Internacionais, interagindo e integrando com a Maçonaria Regular, de forma a proporcionar aos nossos irmãos a materialização do conceito de Maçonaria Universal. Neste momento, há irmãos do GOEMT em várias partes do mundo, sendo recebidos e reconhecidos como maçons; isso vale todo o esforço que tem sido empreendido para o fortalecimento de nossas Relações Exteriores”, disse o Grande Secretário de Relações Exteriores, Ir.·. André Leme.

A relação atualizada dos reconhecimentos oficiais obtidos pelo GOEMT está disponível no link: http://www.goemt.org.br/page/relacoes-exteriores.

A Grande Secretaria de Relações Exteriores está à disposição dos Irmãos para quaisquer esclarecimentos e/ou informações.

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 29/03/2024 08:33