A∴R∴L∴S∴ 20 de Setembro nº 61 promove a Iniciação de um novo Irmão e amigo

08/12/2023

Em Sessão Magna conduzida pelo Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica 20 de Setembro nº 61, ao Oriente de Cuiabá, promoveu, na última quinta-feira, 7/12, em caráter excepcional, a cerimônia de Iniciação do novo Irmão e amigo Leandro Basto Pereira.

Um total de 29 Irmãos, entre obreiros do quadro e visitantes, prestigiou a Sessão, que contou, ainda, com as presenças do Grande Secretário Adjunto para Assuntos Nacionais da Grande Secretaria de Relações Exteriores, Ir∴ Oliveira Pereira dos Santos, dos Grandes Secretários Adjuntos de Relações Interiores, IIr∴ Valmor Nazareno Faé e Paulo Cesar Borges, do Venerável Mestre da A∴R∴L∴S∴ Nova Jerusalém Celestial nº 72, Ir∴ Gonçalo Moreno, do Venerável Mestre eleito da B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana nº 1, Ir∴ Roberto Pereira de Mamed, e dos ilustres deputados da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica do GOEMT IIr∴ André Ovelar, Marcelo Macedo e Toninho Nogueira.

Presente à Cerimônia, o Ir∴ Jean Almeida, Past Venerável Mestre da B∴A∴R∴L∴S∴ Liberdade Cacerense nº 1.768, jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil - Mato Grosso, enumerou as qualidades do Neófito, a quem afirmou bem conhecer, reputando-o bom filho e militar devotado, não tendo dúvida de que "será um Obreiro justo e dedicado".

Por sua vez, o Ir∴ Amarildo Batista, Obreiro da A∴R∴L∴S∴ Nova Jerusalém Celestial nº 72, se manifestando por ocasião da Palavra a Bem da Ordem, teceu comentários elogiosos sobre o agora Neófito Leandro Basto Pereira, de cujo pai, o “Cabo Basto”, foi contemporâneo no Exército, em 1987. O Ir∴ Amarildo, ao mencionar as qualidades do Ir. Leandro, que é Tenente Coronel do Exército Brasileiro, cogitou o orgulho que, naquele momento, o “Cabo Basto” devia estar sentindo do filho, o qual, segundo mencionou durante sua jornada iniciática na Sessão, sempre sonhou tornar-se Maçom.

Já, o ilustre Deputado da PALM-GOEMT Ir∴ André Ovelar, padrinho do Neófito, enalteceu a pessoa do afilhado, mencionando tratar-se de um cidadão exemplar e militar honrado, asseverando que, por suas características, “será, sem dúvida alguma, um Maçom exemplar, que honrará a Loja e a Maçonaria Universal”. O Ir∴ Ovelar ainda congratulou o Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, além dos Oficiais, pelo que chamou de uma “belíssima Sessão”.

Ao final dos trabalhos, o Venerável Mestre da Loja, Ir∴ Audinei Santana da Costa, agradeceu a todos pela presença, especialmente ao Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, à direita de quem postou-se durante a Sessão, e, dirigindo-se ao Neófito, deu-lhe as boas-vindas para, em seguida, admoestá-lo acerca da importância da presença em Loja para a formação de um bom Maçom.

Ao encerrar os trabalhos, o Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, deu as boas-vidas ao Ir∴ Leandro, afirmando que, não obstante o princípio da igualdade fraterna, que impera entre os Maçons, “constitui grande honra para a Potência receber em seus quadros um valoroso integrante das Forças Armadas”. Menegatti agradeceu a todos pela presença, desejando um feliz Natal, e, com os atos finais, encerrou a Sessão.

(ASCOM/GOEMT)

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 29/04/2024 12:27