No Templo da Acácia Cuiabana, o GOEMT recebe a visita do Grão-Mestre da Grande Loja da Rússia

01/07/2023

No último dia 26 de junho, em Sessão que contou com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, os Obreiros da BARCLS Acácia Cuiabana n. 1, além de visitantes de outras Oficinas das três Potências Maçônicas regulares, testemunharam um marco histórico para o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso. Na Ordem do Dia da Sessão, o ilustre Grão-Mestre da Grande Loja da Rússia, Ir∴ Andrey Bogdanov, acompanhado do Ilustre Assistente do Grande Chanceler daquela instituição, Ir∴ Denis Bogdanov, assinou um Tratado de Reconhecimento Mútuo com a Potência Maçônica Mato-grossense.

Além das presenças Grão-Mestre da Grande Loja da Rússia, Ir∴ Andrey Bogdanov, e do Assistente do Grande Chanceler daquela Instituição, Ir∴ Denis Bogdanov, a Sessão Solene, bem conduzida pelo Venerável Mestre, Ir∴ Bismarck Castillo Carvalho, contou, ainda, com a participação do Grande Secretário de Relações Exteriores do GOEMT, Ir∴ Rodrigo Ribeiro Verão, bem como do Grande Secretário Adjunto de Relações Exteriores, Ir∴ Phelippe Ayslan Menegatti, do ilustre Delegado da 1ª Região Administrativa do GOEMT, Ir∴ Hudson Marcelo da Costa, do Grande Secretário da Guarda dos Selos do GOEMT, Ir∴ Luiz Carlos Quini, assim como do Grande Secretário Adjunto da Guarda dos Selos, Ir∴ Alberto Feguri, do Grande Secretário de Liturgia e Ritualística, Ir∴ Marcelo Diniz dos Santos, do Grande Secretário de Cultura do Grande Oriente do Estado do Paraná, Ir∴ Rogério da Cruz Carvalho, dos Deputados da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica IIr∴. Marcelo Raimundo D’Oliveira Filho, Dari Carvalho e Toninho Nogueira, além de Veneráveis Mestres, Mestres Instalados e representantes de Lojas.

Durante a tarde, a comitiva da Grande Loja da Rússia teve a oportunidade de conhecer a estrutura do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, apresentada pelo Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, bem como pelo Ilustre Grande Secretário de Relações Exteriores, Ir∴ Rodrigo Verão.

A assinatura do Tratado é fruto da visita realizada pela comitiva do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso à Grande Loja do Gabão, oportunidade em que o Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, ao lado do Grande Secretário Adjunto de Relações Exteriores, Ir∴ Phelippe Ayslan Menegatti, convidou o Grão-Mestre Andrey Bogdanov, ali presente, para conhecer Cuiabá e as estruturas de nossa Potência.

O Grão-Mestre da Grande Loja da Rússia, Ir∴ Andrey Bogdanov, destacou a importância do tratado, sendo o primeiro assinado pela Grande Loja da Rússia com um Grande Oriente da COMAB, expressando sua honra e alegria por essa ocasião especial. De maneira descontraída, o Grão-Mestre sugeriu a realização, em um futuro próximo, de uma partida amistosa de futebol entre os irmãos da Grande Loja da Rússia e os irmãos do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso.

Para o Ilustre Ir∴ Rodrigo Verão, Grande Secretário de Relações Exteriores do GOEMT, o Tratado assinado constitui a materialização do trabalho incansável do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso no sentido de expandir suas relações internacionais, reforçando os laços de fraternidade em todo o mundo.

O Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto Josué Paulo Fernandes ressaltou que o Tratado representa mais uma porta que se abre para os irmãos do Grande Oriente do Estado de Mato, “motivo de muito orgulho e honra para a nossa Potência, fortalecendo ainda mais a internacionalização da instituição”.

Após a sessão, foi oferecido aos presentes um jantar especial, oportunidade em que os Irmãos da Grande Loja da Rússia tiveram a oportunidade de apreciar a culinária regional. Durante o evento, foi realizado um brinde, conduzido pelo Ilustre Grão-Mestre Andrey Bogdanov, em homenagem a todos os Irmãos do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, representando a união fraterna entre as duas instituições. Um momento de grande emoção e não menor alegria.

Em resposta ao brinde recebido, o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué, ergueu sua taça, acompanhado por todos os irmãos presentes, expressando votos de prosperidade, amizade e sucesso mútuo entre o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso e a Grande Loja da Rússia. A troca de gestos fraternais reforçou ainda mais os laços construídos durante a histórica visita.

(ASCOM-GOEMT)

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 28/04/2024 05:25