Grão-Mestrado participa de evento maçônico em Assunción, no Paraguai

13/06/2023

O Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, e o Grande Secretário de Relações Exteriores do GOEMT, Ir∴ Rodrigo Ribeiro Verão, participaram, nos dias 8, 9 e 10 de junho, em Asunción, das Comemorações dos 100 Anos de Emancipação Administrativa da Grande Loja Simbólica do Paraguai e do do VI Encuentro Masónico "Paz Del Chaco".

Com o lema “154 Años de Tradición (desde 1869)”, “100 Años de Independência (desde 1923)” e “18 Años de Autonomía (desde 2005)”, e sob a liderança do Mui Respeitável Ir∴ José Miguel Fernández Zacur, a Grande Loja Simbólica do Paraguai (GLSP) realizou seus Festejos Comemorativos, que contaram com grande número de Maçons paraguaios e estrangeiros.

A Sessão Comemorativa da Grande Loja contou com a participação de 466 Irmãos, sendo 22 Delegações Estrangeiras, entre as quais a do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso. Já, no Jantar de Gala, 1.100 convidados se fizeram presentes.

Durante o evento, aconteceu, ainda, o do VI Encuentro Masónico Paz Del Chaco, em que Paraguaios e Bolivianos celebram o tratado que pôs fim a uma guerra fratricida entre as duas nações. O encontro levou ao Paraguai 150 IIr∴ da Grande Loja da Bolívia, tendo à frente seu Grão-Mestre, o Mui Respeitável Ir∴ Rodrigo Arce Oropeza.

Durante o evento, o Soberano Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, recebeu o Título de Grão-Mestre Honorário da Grande Loja Simbólica do Paraguai, entregue pelo Grão-Mestre daquela Instituição, Mui Respeitável Ir∴ José Miguel Fernández Zacur. “Foi com grande honra e não menor alegria que recebi essa importante honraria, que, aliás, divido com cada um dos Irmãos do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, que ombreiam comigo a tarefa diária de promover o fortalecimento de nossa Potência e da Maçonaria em geral”, afirmou Menegatti.

Segundo o Grande Secretário de Relações Exteriores do GOEMT, Ir∴ Rodrigo Ribeiro Verão, o evento, além de marcar a ratificação da fraternidade entre a Grande Loja Simbólica do Paraguai e a Grande Loja da Bolívia, pela Paz Del Chaco, serviu para fortalecer as relações fraternais internacionais. “A participação do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso no encontro foi extremamente positiva, na medida em que fortaleceu nossas relações com as Potências participantes do evento, proporcionando intercâmbio de experiências e das melhores práticas para o fortalecimento da fraternidade e das Relações Exteriores. Em breve teremos algumas novidades”, finalizou o Ir∴ Rodrigo Verão.

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 27/04/2024 12:11