Em Sessões Conjuntas, Oficinas celebram o Cinquentenário do GOEMT

08/06/2023

Fechando a série de Sessões Conjuntas realizadas para celebrar os 50 Anos de Fundação do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, a Centenária Acácia Cuiabana n° 1, e as Cinquentenárias Acácia do Ocidente n° 7 e Conquista e Integração n° 8, Oficinas que participaram ativamente da fundação do GOEMT, realizaram, no último dia 05/06, no Templo da B∴C∴A∴R∴L∴S∴ Acácia do Ocidente n° 7, uma bela Sessão Magna Conjunta que contou com a participação de 103 Obreiros.

A Sessão, bem conduzida pelo Venerável Mestre da Loja anfitriã, Ir∴ Jurandir Dias de Moura, contou com as presenças do Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti, do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, do Eminente Grão-Mestre de Honra do GOEMT Ir∴ Ademir Lúcio de Amorim, dos Grandes Secretários da “Guarda dos Selos”, Ir∴ Luiz Carlos Quini, assim como do Adjunto, Ir∴ Alberto Feguri, de ‘Liturgia e Ritualística para o REAA’, Ir∴ Joaquim Curvo de Arruda, e dos ilustres Deputados da PALM-GOEM IIr∴ Raimundo Pereira D’Oliveira Filho e Alessandro Ferreira da Silva, assim como dos Veneráveis Mestres da B∴C∴A∴R∴L∴S∴ Acácia Cuiabana n° 1, Ir∴ Bismarck Castillo Carvalho, e da B∴C∴A∴R∴L∴S∴ Conquista e Integração n° 7, Ir∴ Marcelon Angelos de Macedo, entre outras autoridades.

Na Ordem do Dia da Sessão, a B∴C∴A∴R∴L∴S∴ Acácia do Ocidente n° 7 conferiu Certificados de Honra ao Mérito à B∴C∴A∴R∴L∴S∴ Acácia Cuiabana n° 1, honraria que foi entregue pelo Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir. Josué Paulo Fernandes, bem como à B∴C∴A∴R∴L∴S∴ Conquista e Integração n. 8, recebido pelas mãos do Soberano Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Gelson Menegatti.

Ainda na Ordem do Dia da Sessão, foi proferida pelo Ir∴ Juvenal Alves Ferreira Neto, membro ilustre da B∴C∴A∴R∴L∴S∴ Acácia do Ocidente n° 7, uma interessante Palestra sobre o tema “Desafios Maçônicos na Era do Conhecimento”.

Falando ao final da Sessão, o Venerável Mestre da B∴C∴A∴R∴L∴S∴ Acácia Cuiabana n° 1, Ir∴ Bismarck Castillo Carvalho, saudou os Veneráveis Mestres e membros das três Oficinas envolvidas, assim como aos visitantes, parabenizou o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso pelos 50 anos de fundação, e ressaltou a bela trajetória das três Lojas ao longo de suas histórias. “Com esta belíssima Sessão, fecha-se o ciclo de Sessões Conjuntas entre as três lojas que participaram, há cinquenta anos, de nossa Potência Maçônica. Para além de celebrar a linda história do GOEMT, essa Sessão celebra um marco notável na profícua jornada dessas três importantes Oficinas, cujos membros têm se dedicado a aprimorar a si mesmos, através da busca contínua do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal, tornando-se, assim, líderes exemplares em suas comunidades, irradiando uma aura de respeito, empatia e retidão moral ”, afirmou o Ir. Bismarck.

Falaram na Sessão, ainda, os Primeiro e Segundo Vigilantes, os Veneráveis Mestres das Cinquentenárias Lojas Acácia do Ocidente n° 1 e Conquista e Integração n° 2, os quais manifestaram suas homenagens ao Grande Oriente do Estado de Mato Grosso e ressaltaram a importância da união de todos em torno do crescimento da Maçonaria mato-grossense.

Ao final dos trabalhos, o Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, parabenizou os Veneráveis Mestres, Diretorias e Obreiros das três Oficinas pela iniciativa da realização das Sessões Conjuntas, realçando a importância da união entre as Lojas para o fortalecimento de nossa Potência. O Grão-Mestre se disse feliz e honrado em poder, na condição de Grão-Mestre, celebrar os 50 anos do GOEMT, e, após reafirmar o compromisso da atual gestão em continuar trabalhando até o final pelo engrandecimento da Potência, anunciou aos Irmãos que, nas eleições desse ano, teremos apenas uma Chapa, de consenso, disputando o Grão-Mestrado, encabeçada pelo atual Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, tendo como Grão-Mestre Adjunto o ilustre Ir∴ Antonio Horácio da Silva Neto.

A primeira Sessão Magna Conjunta aconteceu no dia 20 de março, no Templo da B∴C∴A∴R∴L∴S∴ Acácia Cuiabana n° 1, e a segunda, no dia 05 de abril, no Templo da B∴C∴A∴R∴L∴S∴ Conquista e Integração n° 8.   

(ASCOM-GOEMT)

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 28/04/2024 05:48