B∴ A∴ R∴ L∴ S∴ Razão e Lealdade nº 21 iniciou dois novos Irmãos e amigos

05/06/2023

A  B∴A∴R∴L∴S∴ Razão e Lealdade nº 21, ao Oriente de Cuiabá, realizou no último sábado, 3/05, com a participação de 40 Irmãos, sendo 27 Obreiros do quadro e 13 visitantes, uma belíssima Sessão Magna de Iniciação de dois novos Irmãos, a saber, os Neófitos Bruno de Brito Costa Zonno e Salvador Rodrigues de Campos Neto.

Conduzida com destacado brilhantismo pelo Venerável Mestre da Oficina, Ir∴ Fernando Costa Fernandes, a Sessão contou, entre outras autoridades maçônicas, com as presenças do Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, e do Eminente Grão-Mestre de Honra, Ir∴ Osvaldo Roberto Sobrinho.

Entre os IIr∴ que utilizaram a palavra ao final dos trabalhos, o Past Venerável Mestre daquela Augusta Oficina Amauri Menacho, além de outras considerações, chamou a atenção de todos para o emblemático fato de que, no trono de Salomão, estavam “passado, presente e futuro” do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, a saber, o Eminente Grão-Mestre de Honra, Ir∴ Osvaldo Roberto Sobrinho, o Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, e o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, que, tendo como Grão-Mestre Adjunto o valoroso Ir∴ Antonio Horácio da Silva Neto, sucederá Menegatti na gestão da Potência, tratando-se de chapa única a concorrer pelo Grão-Mestrado nas eleições desse ano.

Presente à Sessão, o Ir∴ Emeneus Alves Santana, 88 anos, um dos Obreiros mais idosos em atividade em nossa Potência, com 51 anos ininterruptos de atividades maçônicas, teve lembrada e exaltada sua linda trajetória na Ordem.

Falando ao final da Sessão, o Eminente Grão-Mestre Adjunto do GOEM Ir∴ Osvaldo Roberto Sobrinho homenageou a diretoria da Loja, teceu elogios ao Venerável Mestre pela condução dos trabalhos, e se dirigiu aos Neófitos Bruno de Brito, seu afilhado, cujas qualidades enalteceu, e Salvador Rodrigues para lhes desejar pleno sucesso na caminhada que se inicia, exortando-os a respeito da importância da decisão que tomaram. “A Maçonaria lhes oferece, a partir de agora, uma linda oportunidade de formação, de autoconhecimento e de se tornarem ainda melhores do que são. Portanto, aproveitem”, finalizou o Ir∴ Osvaldo Sobrinho.

Já, o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, aplaudiu o Venerável Mestre da Oficina pela condução dos trabalhos, celebrou o zelo e o cuidado com a prática ritualística demonstrados na Sessão e, dirigindo-se aos Neófitos, exortou-os acerca dos compromissos ora assumidos, concitando-os à busca constante do crescimento e do autoconhecimento. “Aproveitem essa fantástica viagem que a Maçonaria, através de seus fundamentos, lhes proporcionará, para o interior de si mesmos, conhecendo-se e melhorando-se a cada dia”, asseverou o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto.

Antes de passar a palavra ao Soberano Grão-Mestre, o Venerável Mestre, Ir∴ Fernando Costa Fernandes, agradeceu aos Obreiros pelo empenho na realização da Sessão, exaltou as presenças do Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, membro daquela Oficina, do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, e do Eminente Grão-Mestre de Honra, Ir∴ Osvaldo Roberto Sobrinho. Dirigindo-se aos Neófitos, o Venerável Mestre deu-lhes as boas vindas, desejou-lhes sorte na caminhada maçônica que ora se inicia e colocou-se à disposição para contribuir naquilo que estiver ao seu alcance. “Esta é, a partir de agora, a casa de vocês. Sintam-se, portanto, entre verdadeiros Irmãos”, concluiu o Venerável Mestre.

Falando ao encerramento da Sessão, o Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, agradeceu a fraterna acolhida, se disse feliz por participar de mais uma cerimônia de Iniciação em sua Oficina, e rendeu homenagens à diretoria e Obreiros pela belíssima Sessão realizada. Emocionado, Menegatti relembrou sua Iniciação, ali mesmo, naquele Templo, há quase três décadas, momento em que, voltando-se para o Ir. Emeneus Santana, exaltou sua vida maçônica, que reputou exemplo para todos. A propósito, o Soberano Grão-Mestre lembrou que, por ocasião de sua Iniciação, o Ir∴ Emeneus, decano da B∴A∴R∴L∴S∴ Razão e Lealdade, era o Mestre de Cerimônias da Oficina.

O Grão-Mestre destacou a importância do momento vivido pelo Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, hoje reconhecido em todo o mundo, fruto de um árduo trabalho realizado até o momento, e pediu a todos, especialmente aos Neófitos, todo o cuidado, principalmente, em relação à visitação. “Não podemos perder o que demoramos décadas para alcançar. Por isso, é preciso, por parte de todos, bastante cuidado e responsabilidade”, destacou Menegatti.

(ASCOM-GOEMT)

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 28/04/2024 11:03