Paz, Harmonia, Concórdia e Participação de todos

01/01/2020

Paz, Harmonia, Concórdia e Participação de todos

Meus Irmãos, findado o pleito eleitoral ocorrido em abril de 2019, passamos a visitar as lojas de nossa jurisdição e naquelas prazerosas ocasiões, tivemos a oportunidade de estabelecer diálogos importantes para nós, para as nossas lojas e, claro, para o nosso Grande Oriente do Estado de Mato Grosso. Em princípio, percebemos um ar de surpresa pois, normalmente, os eleitos aguardariam a posse para voltar.

Discutimos respeitosamente com os irmãos e com as lojas da jurisdição as nossas propostas apresentadas no transcorrer da campanha, nosso olhar sobre o futuro de nossa Potência, as propostas dos irmãos e das Oficinas: e ratificamos o compromisso de que todas as nossas ações seriam pautadas na busca da Paz, Harmonia, Concórdia e Participação de todos nas ações do nosso Grande Oriente, fundamentos básicos da Maçonaria Universal.

Porém, iniciadas as discussões, o que observamos foi um empolgante envolvimento, uma acalorada participação e, o melhor, uma fortíssima adesão à ideia. Razão muito simples: o tema apresentado sintetiza a ousada proposta da Maçonaria em todos os tempos e lugares – Paz, Harmonia, Concórdia e Participação de todos. Simples assim. A maçonaria existe para fazer feliz a humanidade e sua existência está justificada exclusivamente por isso. Não existindo um ambiente de Paz, Harmonia e Concórdia plena, restaria absolutamente prejudicada e dispensável a existência da Ordem Maçônica.

Nossa administração que se inicia hoje (01.01.2020) terá como referencial a Paz, Harmonia, Concórdia e Participação de todos nas ações do nosso Grande Oriente, procurando aproximar o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso da sociedade, sem olvidar temas internos, o instrucional maçônico, fortalecimento dos quadros, das lojas jurisdicionadas, entidades paramaçônicas e administração.

Nosso foco será uma ação baseada no princípio da “PAZ, HARMONIA E CONCÓRDIA”, com vistas a alcançar uma EVOLUÇÃO que resulte no estreitamento das relações do Grande Oriente com os Irmãos, com as Lojas Jurisdicionadas, com a Família Maçônica e com a Sociedade.

Elevo coração e mente ao alto para suplicar ao Grande Arquiteto do Universo que nos proporcione a sabedoria necessária para conduzir com retidão a sagrada luz que nos foi confiada. Que Ele nos conceda a Paz, a Harmonia e a Concórdia como a tríplice argamassa com que se ligarão as nossas obras.

Que todos nós possamos navegar juntos nessa grande embarcação em busca da Paz, a Harmonia e a Concórdia. Segundo Platão “o que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê”.

Sopre vento, pode soprar.

Que o G.’. A.’. do U.’.  nos proteja hoje e sempre. Muito obrigado.

 

Gelson Menegatti Filho

Grão-Mestre

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 18/04/2024 00:23