Loja de Estudos Acácia Chapadense recebe palestra sobre Rito de York

13/03/2018

Estiveram reunidas no Oriente de Chapada dos Guimarães, no último dia 09 de março de 2018, a A.·.R.·.L.·.S.·. de Estudos Acácia Chapadense nº 59 e a A.·.R.·.L.·.S.·. de Estudos Thomas Smith Webb nº 77, onde o Venerável Mestre desta última, Ir.·. Rodrigo Verão, ministrou uma palestra sobre o Rito de York, discorrendo sobre a história do rito e trazendo as informações ritualísticas havidas no I International Grand Lecturers Convention (1ª Convenção Internacional de Grandes Instrutores), promovido pela Grande Loja de Nova Iorque, no período de 25 até 28 de janeiro.

Conforme já mencionado aqui mesmo, essa Convenção Internacional tem o objetivo de promover o nivelamento e o aperfeiçoamento dessa ritualística em todas as Potências Regulares Internacionais que utilizam o ritual da Grande Loja de Nova Iorque como fonte para os seu trabalhos.

A palestra contou, ainda, com a ativa participação do Ir.·. Gelson Menegatti Filho, Gr.·. Secr.·. de Relações Interiores do GOEMT, Past Master Sumo Sacerdote do Capítulo Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá nº 70, e que também esteve presente na citada Convenção Internacional.

O Venerável Mestre da Loja de Estudos Acácia Chapadense, Ir.·. Sérgio Roberto Delamônica Corrêa, recepcionou a todos com palavras elogiosas e expressou a satisfação dos irmãos da oficina com a presença em peso dos membros da Loja de Estudos Thomas Smith Webb, prometendo para breve uma retribuição.

Aliás, é orientação do V.·.M.·. Sérgio Delamônica convidar e receber Lojas de outros Ritos para instruções similares no Oriente de Chapada dos Guimarães, conforme explicou o Ir.·. Benjamin Duarte Monteiro Neto, Gr.·. Secr.·. de Liturgia e Ritualística do GOEMT que comentou: “Ficamos todos satisfeitos com essa intervisitação das Lojas, principalmente entre Ritos diferentes; é uma realidade que nosso Grão-mestre apoia e incentiva, afinal com isso há uma interação maior entre os irmãos”.

São as Lojas Jurisdicionadas ao GOEMT compartilhando conhecimentos, trocando experiências e fortalecendo ainda mais a nossa Potência Maçônica!

 

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 28/03/2024 09:48